como atrair participantes webinar

Como atrair participantes para o seu webinar e torná-lo irresistível

Seu webinar pode ter o convidado perfeito, um tema instigante e uma plataforma de transmissão eficaz. Porém, se você não consegue atrair participantes para interagir e acompanhar o conteúdo em pauta, o tiro sai pela culatra.

Separamos algumas dicas-chave para que você se torne referência na hora de atrair participantes para o seu webinar. Veja quais são:

#1 Adote uma identidade para a comunicação

Certifique-se de que toda a sua comunicação referente ao webinar siga a mesma identidade visual. Páginas de inscrição, confirmação e agradecimento, assim como as divulgações via e-mail marketing e redes sociais devem ter um template padrão.

Isso faz com que o usuário desenvolva um vínculo visual e automaticamente crie um link mental para fazer essa referência entre os materiais que chegam até ele.

#2 Mantenha o engajamento

Se os inscritos acessam a página de transmissão antes do início previsto, é interessante que já encontrem algum tipo de comunicação direta, para que ele saiba que está no lugar certo. Planeje-se para disponibilizar uma mensagem de boas-vindas, informando que o webinar iniciará em breve. Se quiser, aproveite também para reforçar o tema a ser abordado, assim como o convidado da vez.

Se for possível, disponibilize um call-to-action nessa mesma página – preferencialmente para um material rico que tenha ligação com o tema proposto. Isso pode ser feito através de um formulário curto, mas com alguma pergunta que pode gerar insights para os próximos conteúdos.

Uma ideia é pedir para que o usuário selecione ou sugira um assunto de interesse para a próxima transmissão.

#3 Tenha um plano B

A tecnologia é uma bênção em vários sentidos, mas também existem instabilidades que podem atrapalhar os planos durante o webinar. Uma das formas de garantir que a transmissão não sofrerá nenhuma situação muito traumática é contar com um mediador ou apresentador reserva. Alguém que esteja de prontidão caso um imprevisto ocorra com a conexão ou o computador-fonte.

É muito importante, ainda, que sua equipe esteja preparada para agir rápido quando preciso. Para tanto, é essencial que os envolvidos com a transmissão estejam bem informados sobre o funcionamento da ferramenta e saibam quais são as ações e soluções para o que pode acontecer fora do planejado.

Além disso, é indispensável contar com uma ferramenta especializada em webinars. Confira aqui.

#4 Diminua ruídos

E, aqui, não falamos apenas de barulhos ou sons do ambiente. Diminuir ruídos significa evitar problemas. Quanto melhor for a qualidade do seu webinar, mais chances você tem de atrair participantes, garantir maior engajamento com seu público e, consequentemente, melhorar os resultados da sua empresa.

Use fones de ouvido com microfone ao invés de deixar que o som seja capturado diretamente pelo microfone do computador. Além disso, trabalhe com um link de internet dedicado durante a transmissão, para evitar delays e quedas de conexão.

#5 Converse com o convidado antes

Não deixe para estabelecer contato com o convidado da vez apenas alguns minutos antes do início do seu webinar. É preciso alinhar o tema e roteiro com antecedência para garantir que nenhum tópico de interesse do seu público fique de fora.

Se algum de seus convidados estiver em ambientes diferentes durante a transmissão, certifique-se de agendar um horário com a pessoa que estará fora da empresa para testar conexão, fone de ouvido, câmera, iluminação e uso da ferramenta.

Trabalhar com um checklist a ser enviado alguns dias antes da data oficial é uma boa maneira de transmitir as informações básicas e evitar falhas de comunicação entre os participantes.

#6 Não deixe ninguém sem resposta

Seja antes, durante ou após o webinar, certifique-se de que nenhum dos presentes ficará sem um retorno por parte da equipe. Compartilhe enquetes, peça opiniões, aceite sugestões e, se por acaso alguma pergunta feita ao vivo ficar sem resposta, envie uma mensagem de follow-up assim que possível.

A percepção dos usuários é extremamente importante para tornar qualquer webinar irresistível. Portanto, garanta que a experiência deles seja incrível durante a transmissão. Prezar por qualidade, gerar interesse, estreitar a comunicação e focar suas estratégias nessas pessoas é uma ação inteligente e essencial!
Confira essas 7 estatísticas antes de planejar seu webinar!

A ferramenta de Webinar mais poderosa do mundo

Saiba mais sobre o GoToWebinar

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Assine a nossa newsletter (não enviamos spam).

Siga-nos

You don't have permission to register