como nutrir os leads webinar

Como nutrir os leads capturados no webinar

Já falamos aqui sobre como atrair participantes para o seu webinar e torná-lo irresistível. Você também sabe que, sem as pessoas, a transmissão não tem um porquê. Porém, o potencial do webinar não se restringe apenas nessa captação. Você sabe como nutrir os leads do webinar para conseguir resultados ainda melhores? Isso é o que vamos abordar a seguir.

Existem algumas maneiras bastante eficazes na hora de nutrir os leads alcançados com a divulgação de um webinar. Alguns de vocês provavelmente estão perguntando o porquê dessa nutrição, especialmente se alguma transmissão anterior já foi um sucesso.

Bem, os inscritos não se tornarão clientes pagantes do seu produto ou serviço com um passe de mágica. E é exatamente por isso que, muito além de chamar a atenção deles para assistir ao seu conteúdo, é imprescindível oferecer algo a mais. Fazer com que eles queiram acompanhar suas ações de novo, de novo e de novo.

Dessa maneira, as ações, se bem desempenhadas, podem gerar novos consumidores para a sua marca em um futuro não muito longínquo.

Como nutrir leads do webinar em 4 passos

Segmente sua audiência

As pessoas que assistem à sua transmissão podem formar grupos bastante ecléticos, englobando diferentes personas e ramos de atuação. Quando este for o caso, simplesmente enviar algumas mensagens de follow-up pode não ser a ação mais adequada.

Dependendo do número de inscritos e da segmentação do público, é interessante desenvolver um fluxo de nutrição personalizado para cada nicho. Descobrir a qual grupo cada uma dessas pessoas pertence é essencial para o envio do conteúdo correto em um momento posterior.

Embora seja possível colher algumas informações no formulário de cadastro, talvez seja mais adequado buscar por estes dados durante a própria transmissão. Você já tentou inserir enquetes ou pesquisas em tempo real, com perguntas que lhe ajudarão a categorizar os presentes de acordo com necessidades, interesses e áreas de atuação?

Leads qualificados têm mais urgência

Em alguns casos, você poderá perceber que existem algumas pessoas já mais próximas do processo de decisão de compra. Sempre que estiver diante dessa situação, não perca tempo: faça um follow-up ágil.

Deixe uma pergunta pós-webinar como carta na manga, para disparar sempre que sentir que parte da audiência é “quente” para os negócios:

  • “Você tem interesse em adquirir nossa solução?”
  • “Você gostaria que um representante entrasse em contato com você com informações extras?”

Para aumentar suas chances de sucesso, procure descobrir a qualidade dos seus leads durante a transmissão. Enquetes que ocorrem enquanto o webinar acontece geram índices de resposta muito mais alto do que aquelas feitas posteriormente.

Cuidado, apenas, para não tornar o ambiente em um ringue de vendas e negociações. Afinal, os presentes estão ali em busca de conteúdo de qualidade e não precisam de vendedores chatos interrompendo a interação o tempo inteiro.

Entre em contato em até 24 horas

Não espere que muito tempo passe após o webinar para fazer o trabalho de follow-up. Para que suas ações posteriores gerem resultados positivos, é preciso que esse contato seja feito enquanto o webinar ainda está fresco na memória dos leads.

Portanto, não demore demais para segmentar os inscritos e tente enviar mensagens personalizadas para os respectivos grupos dentro das primeiras 24 horas após a transmissão.

Vale lembrar que este e-mail também deve conter o link com a gravação do webinar completo para aqueles que desejarem revê-lo ou que não puderam acompanhar ao vivo.

Mantenha a comunicação com conteúdo relevante

Não pense que um e-mail após a transmissão é suficiente para alimentar os leads capturados no seu webinar. É aqui, na verdade, que a real nutrição de possíveis clientes tem início.

Segundo a publicação do GoToWebinar, “o tempo do seu fluxo de nutrição de leads dependerá do seu ciclo de vendas, embora a duração média seja de quatro a seis semanas.”

Nesse momento, é necessário considerar o estágio do ciclo de compra de cada uma das pessoas que deseja nutrir. Quais são os segmentos desses leads? O que esperam com relação à conteúdo? Quais são suas dores, necessidades e expectativas?

Não ofereça materiais topo de funil para aqueles que já estão mais adiantados no processo de consumo. O contrário também funciona: aqueles que ainda precisam de mais informações não têm interesse em conteúdos muito técnicos, muito menos propagandas, preços e ofertas.

Tenha em mente que as pessoas, independentemente de seus ramos de atuação ou níveis de experiência, estão em busca de abordagens cada vez mais personalizadas. Portanto, garanta que todos os setores da sua empresa estejam sincronizados e remando rumo a este objetivo comum.

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