Como você usa o webinar para gerar leads?

Introdução

Você sabia que webinars têm um enorme potencial para gerar leads?

Você sabia que webinars têm um enorme potencial para gerar leads? Transmissões desse tipo não apenas entregam conteúdos relevantes para o público interessado, como também são poderosas aliadas para o fortalecimento da marca e a aproximação de usuários segmentados.

Isso significa que, quanto mais a empresa se aprofundar em nichos específicos, conhecendo a fundo as dores de cada persona, maior será a relevância do material oferecido - consequentemente, maiores as chances de geração de leads qualificados.

Leads qualificados, quando bem nutridos e trabalhados, representam valiosas oportunidades de vendas. Em outras palavras, as transmissões online podem ser usadas em todas as etapas do seu funil de vendas, contribuindo amplamente com as estratégias de marketing como um todo.

A seguir, abordaremos os porquês em mais detalhes.

Confira!

Marketing e webinars para gerar leads

Como usar o marketing e webinars para gerar mais leads.

São várias as justificativas para que equipes de marketing olhem para webinars com carinho. Quando as transmissões são planejadas eficazmente, as chances de sucesso são bastante atrativas.

Uma pesquisa do Content Marketing Institute revela que 42% das organizações apostam em webinars para criar conteúdos relevantes.

O número continua em ascensão - e não é à toa. Dentre as principais vantagens de produzir webinars para gerar leads estão:

1. Obtenção de dados mais ricos e estratégicos dos espectadores;

2. Maior autoridade de mercado;

3. A atenção do usuário é alta, comparado a outros tipos de publicidade;

4. Alto engajamento com o público, comparado a outros formatos.

A verdade é que, com todas as inovações tecnológicas dos últimos anos e as mudanças nas jornadas de compra, fica difícil falar sobre marketing de conteúdo sem pensar em webinars como canais de comunicação e geração inteligente de leads.

Isso porque o propósito geral da abordagem é oferecer informação atraente em diversos formatos e usando diferentes plataformas. Com a ideia em mente, cada vez mais empresas do mundo inteiro trabalham o marketing de conteúdo através da criação e disponibilização de e-books, infográficos, podcasts, blog posts e webinars nos seus ambientes online.

Todos esses materiais são gratuitos e não devem ser vistos como um pitch de vendas. São desenvolvidos com outro objetivo: o de proporcionar maior aproximação dos clientes, oferecer um conteúdo que seja de interesse deles e, com isso, agregar valor à marca, que torna-se referência no assunto e, em muitos casos, um porto-seguro para o público-alvo.

Quanto mais a empresa estiver preparada para seguir o ritmo imposto pelo novo consumidor e adaptar-se a um mercado que muda radicalmente o tempo todo, melhores serão os resultados de suas campanhas. Ou seja, é imprescindível acompanhar as principais tendências do marketing de conteúdo - elementos direcionadores do mercado que ajudam na definição do esforço de investimento em webinars para gerar leads.

Além disso, para que os seminários web tragam os resultados esperados, os profissionais do ramo também precisam tê-los como aliados nas operações. Ter um planejamento bem alinhado, bem como conhecer a audiência à qual a pauta se destina, são pontos cruciais quando webinars fazem parte das estratégias de marketing.

O potencial do webinar para gerar leads

Saiba onde o webinar pode te ajudar na geração de leads.

Se você seguiu a leitura até aqui, certamente conseguiu perceber o grande potencial do webinar para gerar leads. Abordamos rapidamente alguns pontos que sofrem impacto direto com a transmissão de conteúdos em vídeo e percebemos que os benefícios são destinados tanto à empresa quanto aos espectadores.

Que tal aproveitarmos o momento para falar um pouquinho mais sobre isso?

Maior interação com o público

Na internet, corremos o risco de tornar relacionamentos muito impessoais. Não é mais preciso estar presente fisicamente para conhecer um produto, oferecer um serviço ou fechar uma venda. Webinars são ótimos, pois seguem o caminho oposto da impessoalidade. Por serem transmissões em vídeo, ao vivo na maior parte das ocasiões, estreitam os laços entre marcas a consumidores, gerando momentos importantes de interatividade entre as frentes.

Coleta de dados assertiva

Há diversas formas de conhecer seus espectadores ao trabalhar com webinars. Através da captura de e-mails na página de inscrição, da interação que acontece em tempo real, das taxas de abertura de materiais enviados no período pós-transmissão e muito outros. Cruzar e analisar essas informações é um trabalho indispensável em tempos de transformação digital, pois oferece insights esclarecedores sobre preferências, necessidades, expectativas e níveis de maturidade de cada um.

Reforço de vendas inbound

Se a ideia é fazer webinars que vendem, é essencial que as áreas de marketing e vendas estejam em sintonia. Esse alinhamento permite que as transmissões sejam pensadas em conjunto, para públicos específicos e objetivos comuns. Assim, os seminários tornam-se um reforço certeiro para o fechamento de novos negócios.

Fonte de aquisição de clientes

Webinars são ótimas alternativas para solidificar liderança e autoridade de mercado. Quando isso acontece, a performance de vendas da organização apresenta melhorias significativas. Você sabia, por exemplo, que 82% das empresas veem vídeos como parte fundamental da estratégia e confiam no formato para obter boas taxas de ROI?

Flexibilidade de acesso

Ninguém gosta de negociações engessadas, ligações insistentes, pop-ups que surgem na tela a cada minuto ou e-mails sem relevância. Hoje, a oferta é grande e o acesso é fácil. Uma das grandes vantagens dos webinars é que as plataformas especializadas permitem que as pessoas acompanhem a transmissão quando bem entenderem, interagindo se e quando quiserem, e somente se o conteúdo interessante para elas.

Oportunidades de aprendizado

Seminários online também oferecem oportunidades de crescimento e incentivam o aprendizado contínuo sobre temas diversos. Abordam topo, meio e fundo de funil, dão dicas, trocam opiniões e respondem dúvidas na mesma hora. Funcionam como uma aula completa sobre algum assunto específico - rica, dinâmica e objetiva.

Viu só a importância do webinar para gerar leads e transformar a sua marca?

Mas… apenas gerar leads não é suficiente

Entenda todo o trabalho pós-webinar para conquistar os seus leads.

Ok, os leads foram gerados com sucesso. E agora? Conquistar novas possibilidades de negócio é como um relacionamento de amor entre duas pessoas. É um cortejo da marca para o lead. Somente a conquista não basta. Há muito trabalho pela frente se a organização quiser fazer essa nutrição e preencher todas as etapas antes de formalizar uma venda.

O fio condutor do marketing de conteúdo, aliás, é aproveitar todas as abordagens digitais para fazer-se presente na vida das pessoas. Tornar a marca uma referência, fidelizar consumidores.

Por isso, produzir webinars considerando cada etapa do funil de vendas é uma jogada de mestre. Para planejar transmissões que sejam fiéis à jornada de compra do cliente, preste atenção às seguintes etapas:

Conscientização (awareness)

Neste primeiro contato, o que a marca deseja é chamar a atenção de um público específico. Para fazê-lo, o ideal é utilizar o potencial inspirador e gerar autoridade com a apresentação de temas que sejam atuais no segmento de atuação.

Educação

O segundo estágio está diretamente relacionado à criação de um vínculo com os leads gerados, que estão um pouco mais maduros do que na fase anterior. Agora, o caminho é explorar a experiência, adotar uma abordagem exclusiva e apresentar a proposta de valor da empresa. Tudo sem tentar vender nada!

Fechamento

Agora, sim, é o momento de ter uma abordagem mais agressiva. O lead demonstrou interesse na solução e precisa apenas ser convencido de que vale a pena comprar. Aproveite esta etapa para organizar webinars com demonstrações de produtos e funcionalidades, destacando cases de sucesso e benefícios.

Lealdade e retenção

Por fim, não esqueça das suas pessoas só porque a venda foi concretizada. É aqui que o verdadeiro encantamento começa. É o momento de mostrar que a marca se preocupa com o sucesso do novo cliente, utilizando as transmissões para aprofundar questões específicas sobre o produto ou serviço contratado, além de tirar dúvidas e oferecer sugestões de uso.

Ah, vale lembrar que leads qualificados têm mais urgência. Nesses casos, não há tempo a perder. Os follow-ups têm que ser rápidos e assertivos, o envio de novos materiais deve estar de acordo com as expectativas desses leads e a comunicação precisa ser sempre transparente!

Nunca esqueça que o potencial dos webinars não se restringe à captação de leads. Esta é apenas a pontinha do iceberg, o começo de uma relação duradoura, uma porta que se abre para uma infinidade de oportunidades e chances de surpreender!

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