Criar um webinar: 7 estatísticas para analisar

Aproximadamente 73% de profissionais que atuam em times comerciais de organizações B2B e líderes de vendas afirmam que criar um webinar é a melhor maneira de gerar engajamento e leads de alta qualidade. Sabemos também que o tempo médio da sessão é de 61 minutos e que nenhum outro conteúdo dirige esse tipo de engajamento.

Entretanto, nem todos os webinars são iguais. Depois de analisar milhares deles, descobrimos alguns pontos em comum daqueles com o melhor desempenho. Então, se você já se perguntou como deveria promover o seu webinar, nós temos as respostas. Confira!

1.  Dia de inscrição

Terça-feira é o grande dia para criar um webinar! Percebemos que 24% de todos as inscrições ocorrem nessa data. Sendo assim, promova o seu webinar às terças-feiras. Use todas as ferramentas que estão no seu escopo para divulgá-lo. Sexta-feira, sábado e domingo são os dias com menos retornos, pois a maioria das pessoas já estão cansadas, com outros planos ou fora do ambiente de trabalho.

2.  Tempo

Você sabia que as pessoas tendem a se inscrever para um webinar no início do dia? Exatamente, 47% das inscrições ocorrem entre às 8 e às 10 horas da manhã. Portanto, divulgá-lo no início da manhã é essencial para melhor atingir seu público. Certifique-se de que seu e-mail esteja no topo das caixas de entrada no início da jornada de trabalho. Desta forma, promover um webinar no período da tarde não torna sua ação eficaz, pois há uma queda significativa nos registros neste momento, começando em torno das 14 horas.

3.  Promoções de última hora

Vou te contar um segredo: os inscritos gostam de procrastinar. As inscrições são mais estáveis ​​entre 3 ou 4 semanas antes do webinar. Contudo, 27% dos registros ocorrem de 2 a 7 dias antes e 33% no dia do evento. Sim, estatisticamente você receberá um terço dos seus participantes no dia do seu webinar. Entretanto, comece sua promoção ao menos um mês antes do seu webinar. Em seguida, intensifique sua ação na semana anterior. Certifique-se de publicar em várias redes sociais e disparar mais de um e-mail marketing no dia do webinar. Para aqueles que não abriram seu e-mail inicial ou não se inscreveram, envie um email especial para incentivar o registro.

4.  Live versus On-demand

Nem todos podem assistir ao seu webinar ao vivo, e nem todos desejam assistir apenas uma única vez. Na verdade, 84% dos clientes B2B optam por repetições, o que significa que você pode obter muito mais uso do seu webinar. Impulsione seu webinar on-demand para aqueles que não puderam participar do evento ao vivo. Isso permite que seus clientes vejam o webinar a sua conveniência e você pode continuar a reproduzí-lo.

5.  Duração do webinar

Diferente do que as pessoas pensam, criar um webinar mais curtos não é o melhor caminho. Essa é uma das descobertas mais surpreendentes que fizemos. Os webinars agendados por 60 minutos atraem 2,1x mais registrantes do que aqueles com 30 minutos. E webinars de 90 minutos obtêm 4,6x mais inscrições do que os de 30 minutos. Uma dica importante é fazer seu webinar com pelo o menos 60 minutos de duração. Com isso, esses participantes irão esperar um conteúdo excelente, logo, não deixe de colocar em sua apresentação as informações mais úteis. Não esqueça também de deixar um tempo para um ‘perguntas e respostas’ ao vivo.

6.  Horários

O dia da semana ideal para realizar um webinar é quinta-feira às 11h. Todavia, seu primeiro instinto pode ser agendar seu próximo webinar nesse horário padrão, mas lembre-se que este é também o momento mais competitivo. Então, experimente começá-los em horários menos populares e considerando os fusos do país. Capitais como Manaus, por exemplo, estão 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília.

7.  Tamanho do grupo do participante

Nossa pesquisa aponta que pouco pode ser feito para influenciar o comparecimento dos inscritos no webinar. E a premissa é muito simples: as pessoas estão ocupadas. Surpreendentemente, 66% dos webinars de marketing têm menos de 50 participantes. Se o seu comparecimento for baixo, saiba que você está entre amigos. Por isso, não se prenda muito à taxa de atendimento.

Em vez de se preocupar, otimize as inscrições promovendo no dia certo, usando o email para disparar as informações necessárias para relembrar ao seu público e dando ao seu webinar um título irresistível. Você ainda terá muitas oportunidades para envolvê-los, inclusive com sua gravação no webinar.

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