Fazer webinar: os principais desafios para ter sucesso

Você sabia que a Cisco projeta que, em 2019, os vídeos representem 80% do tráfego de internet? É um indicativo do potencial de envolvimento trazido pelo uso dos vídeos, aliado à interatividade e à possibilidade de segmentação de público trazidas pelos seminários online.

Mas como toda boa ideia, é preciso ser estratégico para que essa ferramenta se transforme efetivamente em benefícios. Fique ligado nas dicas que preparamos e esteja preparado para os oito principais desafios de fazer webinar.

1. Promover nos canais certos

O papel das ações de divulgação é crucial para o sucesso do seu webinar. Pela pesquisa que o GoToWebinar realiza com seus usuários, são três os canais mais efetivos no caminho de uma promoção assertiva.

Eles são o e-mail, o comarketing, via rede de parceiros do webinar, e a promoção pelas redes pessoais de funcionários e stakeholders, que vai ajudar no impacto. O e-mail deve estar no topo da sua lista, por surgir, de longe, como a ferramenta mais assertiva, gerando por volta de 73% das inscrições.  

2. Promover no momento certo

Além de optar pelo mix correto, o sucesso em fazer webinar também está muito ligado ao tempo certo de divulgação. Para uma boa definição de cronograma de promoção, há quatro regras básicas que você deve seguir.

A primeira delas é começar a divulgação quatro semanas antes do seminário virtual. Isso porque existe uma tendência de fluxo constante de inscrições neste período de 3 a 4 semanas que antecede o evento ao vivo.  Dados da base do GoToWebinar também indicam que as terças-feiras são o dia mais atrativo, rendendo por volta de 24% do total de inscrições.

3. Esteja atento às questões técnicas

Um ponto super importante é garantir a operacionalidade do seu seminário online, quando ele estiver acontecendo ao vivo. Navegue antes pela ferramenta que vai usar, tire dúvidas com o suporte da empresa que vai hospedar seu webinar e procure saber bem como você poderá interagir com os participantes.

O ideal é, inclusive, fazer testes anteriores, entre organizadores e painelistas, para verificar as condições de som, luz etc. Nesse momento, também pode-se fazer uma passagem geral pelos materiais a apresentar para garantir sua segurança no momento da transmissão ao vivo e certificar-se das configurações de áudio e vídeo.

No dia marcado, é importante que todos os envolvidos na execução estejam prontos com pelo menos uma hora de antecedência. Uma checagem final nas questões técnicas vale a pena.

4. Fazer webinar é envolver o público

Oferecer conteúdo rico, educativo e marcante são os principais pontos de preocupação na hora do seminário virtual. Então, além de se preocupar, logicamente, com a qualidade do que está oferecendo, invista em dinamizar recursos. Traga dados e pesquisas e instigue o público que irá participar. Use apresentações, vídeos e GIFs e invista numa boa presença visual. As pessoas vão preferir vê-lo a apenas ouvir uma voz. Engajamento é tudo!

5. Facilite as inscrições

Angariar um número significativo de inscrições é um ponto importante para o sucesso do webinar. Então, invista em um processo de registro cômodo e atrativo. Um formulário contendo apenas os campos necessários e vídeos que chamam para a página de destino. Pouco texto e uma linguagem atrativa, que crie senso de urgência, são fatores que colaboram para conquistar audiência.

6. O valor do título

O nome que você der ao seu seminário virtual é outro ponto fundamental. As listas e dicas de como fazer aliado a conteúdos baseados em exemplos são boas alternativas. Nomes que anunciam aulas, treinamentos e workshops também são uma receita excelente, especialmente os que se propõem a apresentarem novidades e tendências.

7. Monitore resultados

O alcance de metas e objetivos já deve estar previsto desde o planejamento inicial da iniciativa. Então, defina métricas e indicadores que serão indicativos do sucesso do seu webinar. Número de inscrições, leads gerados, engajamento dos participantes e receita alcançada são pontos a avaliar.

8. E o que vem depois?

As ações pós-evento ao vivo são decisivas para fazer com que a iniciativa continue rendendo visibilidade e novos negócios. Algumas possibilidades de reorientar um seminário online são oferecer versão sob demanda, gerar postagens em diferentes canais –  inclusive cruzadas com plataformas de terceiros – criar slides, e-books. São muitos os formatos possíveis.

Com essas dicas, fica mais fácil fazer webinars de sucesso e que usem todas as excelentes possibilidades que o formato oferece, não é mesmo? Então, mãos à obra.

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