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Ferramentas Webinar: qual é a melhor opção?

Que o marketing de conteúdo está em forte ascensão você já sabe. Quer saber os números desse crescimento? De acordo com a Content Trends 2017, 71% das empresas já estão integradas ao seu uso, aproveitando a possibilidade de aumentar em 2,2 vezes o tráfego nos canais online e gerar 3,2 vezes mais leads. E a tendência do uso de vídeos tem ganho preferência. A Option Monster aponta, num levantamento de 2018, que esse tipo de conteúdo aumenta em 54% o alcance das marcas!

Um contexto que dá destaque às boas oportunidades de negócios gerados pelos webinars. A State of Video Marketing de 2018 constatou que os seminários online são opção para quase metade dos profissionais de marketing entrevistados, com 87% deles considerando a estratégia bem-sucedida. Para aproveitar todo esse potencial, é preciso atenção a cada detalhe, o que inclui as ferramentas webinar utilizadas na transmissão.

O panorama das ferramentas webinar

Afinal, de nada vai adiantar ter um excelente planejamento, preparar conteúdo relevante e fazer um bom trabalho de divulgação sem contar com uma plataforma que se adeque às necessidades do seu evento. Veja algumas das principais opções:

Google Hangouts:

O Hangouts On Air permite a realização de webinars com até 10 palestrantes, sem limite para o número de participantes como expectadores. Também é possível gravar o seminário e disponibilizá-lo posteriormente no YouTube.

Trata-se de uma plataforma gratuita que tem alguns poréns. Primeiramente, enviar clientes para uma página do YouTube não é muito profissional, além de permitir que eles se distraiam com outros vídeos. Além disso, a plataforma não fornece nenhuma estatística do ponto de vista estratégico. Ou seja, não é possível analisar quem participou, por quanto tempo, e nem captar o email do espectador.

Facebook

A principal rede social do mundo também tem funcionalidades de transmissão de vídeos ao vivo que podem ser utilizadas para a realização de webinars. A popularidade da plataforma é um fator que facilita o acesso sendo possível convidar amigos específicos para acompanhar os vídeos ao vivo.

No entanto, a transmissão ao vivo, não é desenhada para a realização de seminários on-line, impossibilitando o compartilhamento de tela, por exemplo, ou ir para outro site mantendo a apresentação em segundo plano. O Facebook só permite essas ações mais complexas se você recorrer a convergência com aplicativos externos, numa operação mais complicada. Além disso, a plataforma também não permite analisar métricas e dados sobre os espectadores, como email, tempo de permanência na tela etc.

Skype

Pelo aplicativo, é possível criar salas de bate-papo para chamadas ao vivo, agregando vários participantes. Na modalidade gratuita, até 25 pessoas podem ser adicionadas e há a possibilidade de minimizar a tela do aplicativo e seguir acompanhando a transmissão.

A versão para negócios é paga e traz algumas outras opções interessantes em se tratando da realização de seminários virtuais, como o compartilhamento de telas a proteção das conversas por criptografia. Em ambas as versões, é necessário ter o app instalado e ser convidado para o evento. É uma operacionalidade que dificulta a realização de eventos maiores.

As plataformas específicas

O mercado também disponibiliza ferramentas webinar focadas especificamente na realização dos seminários virtuais, e isso garante que seu uso seja um investimento vantajoso. A partir delas, seu webinar será mais responsivo e também operacional para palestrantes e participantes, agregando funcionalidades que colaboram, e muito, com a política de marketing e vendas da sua empresa.

Nas plataformas exclusivas para a realização de webinars, você pode moderar o chat, intercalar apresentações e conteúdos e gerar relatórios valiosos de monitoramento de indicadores e perfil de audiência. Tudo isso num ambiente seguro, que oferece qualidade de vídeo, estabilidade de transmissão e ainda oferece a possibilidade de posterior disponibilização on demand.

Benefícios na comparação com o YouTube

Um exemplo de ferramenta específica é o GoToWebinar, que tem planos permitindo agregar até 1000 participantes, com restrição de acesso, sistema de inscrição e lembretes por e-mail, chats e enquetes simultâneos, além de gerar ricos relatórios de feedback e acompanhamento. São inúmeras as possibilidades com ganhos na comparação com opções como as transmissões via YouTube, por exemplo.
Utilizando a mesma comparação, seu webinar no YouTube estará competindo com outras milhares de opções, tornando mais difícil direcionar a atenção da audiência. Também não é possível gerar relatórios detalhados para avaliar o alcance de objetivos e pensar estratégias associadas de vendas, nem como controlar e customizar o ambiente da transmissão ao vivo, um quesito importante para fechar negócios e trabalhar boa presença de marca.
Confira mais sobre o GoToWebinar aqui.

A ferramenta de Webinar mais poderosa do mundo

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