gravar um webinar

Gravar um webinar: inspire-se nesses TED Talks!

A capacidade de atrair e, principalmente, manter a atenção da audiência é um dos principais pontos para gravar um webinar de sucesso. Um fato intimamente ligado à capacidade de comunicação. É preciso ser convincente para manter uma conexão e interação com o expectador, tornando-o interessante do início ao fim.

A TED, um hub de difusão de conhecimento a partir de impactantes vídeos, foi o canal em que buscamos algumas boas inspirações que trazemos nesse post. Se ligue nelas e saiba como ser um excelente orador.

1. Gravar um webinar: falar para que as pessoas queiram ouvir

Se você odeia ouvir sua voz nas gravações de áudio e vídeo, o assunto desse TED Talk, com Julian Treasure, é justamente melhorar uso da fala, fazendo com que exista mais interesse ao ouvi-la.

O estudioso da influência trazida pelos sons ao comportamento humano fala sobre como aumentar o poder de sua voz, aprimorando aspectos como registro, timbre e inflexão numa rápida sessão de treinamento vocal que vai te ajudar a construir um discurso mais atraente e capaz reter a audiência.

2. Enfrentando o medo de gravar um webinar

A insegurança em encarar um palco, ou centralizar a atenção do público, é outro entrave a superar. As dicas trazidas por Joe Kowan, são ótimas formas de prepará-lo para deixar de lado aquele medo ao falar para a sua audiência.

O músico relata que fez do seu próprio medo do palco parte do seu desempenho e ainda apresenta uma música em que o foco é essa insegurança de enfrentar o público ao vivo. Assista e desenvolva técnicas que vão fazer do medo uma preocupação a menos.

3. Aumentando a capacidade de ser didático

Muitas vezes, seu produto ou serviço são tão claros para você que pode ficar difícil falar sobre ele de forma simples num webinar. E é fundamental que você se comunique com o público, com foco em facilitar a compreensão sobre os temas que envolvem sua atuação.

As dicas trazidas por esse vídeo da especialista em técnicas de comunicação Melissa Marshall ajudam a fazer a abordagem de temas complexos mais cativante. Apresentando determinados conceitos de forma diferente e mais simplificada, você grava um webinar contando com mais atenção e envolvimento de quem está acompanhando sua conferência.

4. Apostando boa estrutura básica

Grandes apresentações, como a de Steve Jobs no lançamento do primeiro iPhone, seguem uma estrutura narrativa básica, que gera uma mensagem maias capaz de ressoar entre os ouvintes, retendo a atenção deles.  

Esse formato, que pode ser seguido quando você for montar a sua apresentação, é o tema desse TED Talks de Nancy Duarte, especialista em apresentações. Aproveite as dicas para se tornar um orador mais envolvente.

5. Usando bons recursos visuais

O aspecto visual da sua apresentação é um aspecto importante para o sucesso. Ele passa pelo apoio de bons recursos e pela preocupação em tornar mais simples uma possível complexidade dos dados que você vai apresentar quando gravar um webinar. Dados poderosos apresentados de forma confusa fazem com que você perca seu público.

Nesse vídeo, David McCandless afirma que o bom design tem como foco, justamente, proporcionar boas formas de navegar num mar de informação. Vale a pena entender sobre como aplicar elementos visuais em apresentações mais compreensíveis, atrativas e envolventes.

6. Motivando ação

Quando você planeja gravar um webinar, certamente tem em vista provocar alguma reação no seu público, seja ela comprar seu produto, participar mais ativamente das redes sócias da empresa ou ser mais aderente à sua imagem corporativa. O fato é que, para atingir esse objetivo, você precisa ser inspirador, motivando sua audiência a agir.

Nesse TED Talks, Simon Sinek sugere que todos os grandes líderes e organizações pensam, atuam e se comunicam da mesma maneira. Para o expert em liderança, as melhores empresas se comunicam de dentro para fora, começando com o porquê. Aproveite o vídeo para entender melhor esse conceito e montar apresentações que conduzam à ação.

De olho nesses seis grandes passos você terá a chance de potencializar seu poder de comunicação e gravar um webinar com muito mais chances de sucesso! Então, mãos à obra e prepare-se para gravar seu webinar ao vivo.

A ferramenta de Webinar mais poderosa do mundo

Saiba mais sobre o GoToWebinar

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Assine a nossa newsletter (não enviamos spam).

Siga-nos

You don't have permission to register