Landing Page Webinar: construindo o formulário perfeito

Parte fundamental do processo de construção de um webinar, as landing pages são responsáveis pela conversão de um mero visitante em lead. Ou seja, ela deixa de ser apenas um formulário de inscrição online para se tornar o último chamariz para o seu webinar.

Portanto, ela deve ser planejada e elaborada de forma a convencer o usuário de que realmente fornecer seu email será vantajoso e útil para ele. Quer saber como construir a landing page perfeita para divulgar seu webinar?

Preparamos 9 dicas para otimizar resultados ao impulsionar seu webinar.

1. Crie um formulário estratégico

Sua página é uma sinopse do webinar, por isso é necessário que ela contenha apenas as informações relevantes que levarão o usuário à conversão.

Ao criar o questionário lembre-se: quanto menos campos, menor a taxa de rejeição. Então tenha foco e coloque somente as questões necessárias para que sua conversão seja efetiva. Inserir apenas “nome” e “e-mail” é uma estratégia interessante caso seu objetivo estratégico não envolva campos como “cargo”, “cidade” ou “país”.

Afinal, tudo dependerá do objetivo, principalmente quando desejamos atrair um público amplo para direcioná-lo no primeiro clique.

Uma dica valiosa é incorporar o formulário próximo ao topo da página, bem aparente e direto ao usuário.

2. Inclua uma imagem ou um vídeo

Recursos de imagens e sons despertam uma resposta emotiva e uma ação mais rapidamente. Então, por que não usá-los na página?

Inserir um teaser do webinar pode ser efetivo à curiosidade da audiência ou escolher imagens interessantes e de acordo com o conteúdo. Ao inseri-los na landing page, a taxa de conversão pode aumentar em até 80%, de acordo com dados do GoToWebinar.

3. Destaque os benefícios

Ao escrever uma landing page, é fácil resumir o conteúdo do webinar em tópicos. Entretanto, ele precisa ser convincente, deve conter seus benefícios e o porquê as pessoas deveriam se inscrever. Instigue o usuário a saber e aprender mais sobre o assunto através do seu webinar!

4. Seja simples

Não encha seus clientes de informações. Concentre seus esforços em um título interessante e listando os benefícios em poucos tópicos. É importante não insistir demais. Este é um um dos motivos que pessoas não clicam no link. Por fim, sempre verifique se as informações divulgadas serão realmente abordadas do webinar para para evitar transtornos futuros.

5. Crie urgência

Instigue seu senso de imediato, use uma linguagem clara para que o público se inscreva prontamente. Seu webinar será único e apresentará informações exclusivas, logo essa oportunidade é única.

De acordo com os objetivos, limite a quantidade de participantes. Você conseguirá atraí-los devido à percepção de valor.

6. Não esqueça de agradecer

Uma vez que um inscrito, inclua uma página ou um pop-up no email de confirmação: Obrigado, muito obrigado, agradecemos a sua participação. Porém, esta página deve muito mais do que um beco sem saída, pois a pessoa expressou interesse no webinar e na sua empresa. Mantenha uma conversa aberta oferecendo outros serviços ou recursos de marketing relacionados ao webinar. Você pode direcioná-lo para o seu site com blog posts referentes ao assunto ou até mesmo convidá-lo para curtir a sua página nas redes sociais. O objetivo é mantê-lo interessado e explorando o site da melhor forma possível.

7. Encontre sua página facilmente

Não isole sua página de inscrição. Promova os próximos webinars no seu website, nos eventos ou em recursos, desde que facilite a navegação dos seus visitantes. Se você realmente quer aumentar as inscrições, faça um banner promovendo seu webinar na página inicial do seu site para aproveitar todo o tráfego orgânico gratuito.

Uma observação importante, ainda que óbvia: para evitar erros, antes de lançar sua página, certifique-se de que o link não está incorreto, corrompido e que todos consigam acessá-lo corretamente. Isto gera uma frustração e acarreta diminuição de possíveis inscritos.

8. O design importa

Mesmo sendo uma das abas mais importantes do seu site, muitas vezes, a página de inscrição realmente é esquecida neste quesito. Ela merece extremo cuidado ao criar seu layout. Alguns pontos essenciais podem ajudar:

  • O layout e as imagens devem apontar para o formulário;
  • Use cores contrastantes, mas complementares;
  • O mais importante deve estar acima da quebra da página;
  • Os CTAs precisam se destacar com palavras ou frases de impacto;
  • Não se esqueça da responsividade da página para que todos consigam acessar independente do dispositivo (notebook, celular, tablet etc.).;

9. Inclua informações de contato

Se o seu webinar for tratar de um assunto mais específico, ou até mesmo que demande mais tempo, é importante incluir o seu contato na landing page, pois as pessoas podem ter dúvidas sobre o evento antes de se inscrever, ou após a inscrição. Dessa maneira, você cria confiança, pois estará disponibilizando um canal aberto para o usuário contatar você diretamente.

Pronto para construir a landing page perfeita para o seu webinar? Não deixe de conferir este conteúdo especial para quem quer mergulhar de vez no mundo dos webinars!

 

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