Marketing de Conteúdo: alinhe-se às principais tendências

A base conceitual do marketing de conteúdo é oferecer informação atraente e relevante em diversos formatos e usando diferentes plataformas disponíveis. Entre 2015 e 2016, por exemplo, 50% das empresas brasileiras aumentaram seus investimentos em marketing de conteúdo, com bons resultados. Estima-se que as ações de conteúdo rendam 2,2 vezes mais visitas nos canais online e 3,2 mais leads para as empresas.

Essas e outras estatísticas estão presentes na Content Trends, uma pesquisa em torno das estatísticas e tendências do segmento no Brasil. Em sua edição de 2017, o levantamento apontou que 71% das empresas pesquisadas trabalham com marketing de conteúdo e quase 70% das empresas que ainda não usam, pretendem desenvolver estratégias com esse foco.

A força dos vídeos e webinars

Na linha de colher os melhores resultados, a definição de ferramentas e canais deve levar em consideração suas necessidades específicas e o perfil dos públicos com os quais seu negócio se relaciona.

Por sua característica mais interativa e acessível às diversas plataformas, os vídeos e webinars, têm ganho espaço dentre as ações de marketing de conteúdo implementadas por diferentes negócios. O impacto dos vídeos, como aponta outro estudo, do portal Melhor do Marketing pode aumentar as intenções de compra dos consumidores em até 270%.

Para quem busca aproveitar todo esse potencial trabalhando os webinars como parte das ações de marketing de conteúdo, é preciso levar em consideração aspectos fundamentais, como os temas a abordar, a frequência e o tipo dos seminários online, bem como os objetivos e métricas a acompanhar.  

Na linha das tendências do marketing de conteúdo

Alguns elementos que surgem como direcionadores do mercado B2B também ajudam na definição do seu esforço de investimento em webinars. É importante ficar ligado em:

  • Liderança e autoridade: webinars informativos e ricos em conteúdos vão trazer credibilidade, autoridade e liderança de mercado;
  • Conteúdo com foco: o centro da sua estratégia deve ser o tema que seu negócio mais domina. Isso torna seus webinars mais populares e escaláveis, gerando séries, por exemplo, que garantem referência de mercado. A receita é menos quantidade com mais qualidade;
  • Atraia o público: trace um plano de comunicação consistente em torno do webinar. Divulgue a iniciativa, aproveitando ferramentas como newsletters, redes sociais e anúncios segmentados. Nesse sentido, a força pessoal de painelistas, gestores e funcionários também deve ser usada, com divulgação nas suas redes pessoais;
  • Combine estratégias e canais: o webinar ao vivo deve ser acompanhado de outros, sob demanda, e ser combinado com eBooks, postagens de blog, whitepapers, vídeos, SlideShares, páginas de destino, anúncios, postagens em redes sociais. Isso vai engajar os leads e gerar fluxo de receitas.

Siga outras dicas

E se você está traçando seu plano estratégico, ou começando a investir em webinars, vale a pena estar atento a algumas outras dicas:

  1. Busque originalidade: o papel da oferta de educar e se relacionar com seu público deve estar pautado pela oferta de conteúdo original e inovador. Busque novas inspirações para os temas e invista em outros formatos para os webinars;
  2. Redes sociais com exclusividade: os perfis de redes sociais devem ser mais um canal de distribuição. Aproveite as diferentes redes para novas estratégias, aproveitando slides de seu webinar, usando GIFs, trechos de vídeo ou partes do seminário web. Assim você traçará estratégias exclusivas para cada rede;
  3. Ofereça bom conteúdo: essa é uma lembrança que vale a pena. Pesquise e aprenda sobre o perfil e desafios enfrentados pelo público que busca atingir. Isso vai permitir que você ofereça o melhor conteúdo nos formatos mais adequados, trazendo uma mensagem efetivamente valiosa;
  4. Vídeo como aposta necessária: os conteúdos em vídeo devem continuar sendo altamente consumidos. E os webinars são um caminho simples e econômico para investir nesse formato fundamental para o seu mix de marketing;
  5. Seja enriquecedor: os webinars são uma excelente forma de trazer informações mais densas e ricas ao seu público, aproveitando um formato mais envolvente. Você pode aproveitar o webinar para provocar interação e divulgar conteúdos de eBooks, por exemplo;
  6. Seja interativo: os consumidores estão esperando que suas estratégias de conteúdo ofereçam mais do que palavras. E a possibilidade de agregar vídeo e ferramentas interativas acabam fazendo dos webinars uma das formas mais atraentes e personalizadas de conteúdo.

Com essas tendências em mente, é possível traçar uma estratégia mais concisa e efetiva para o marketing da sua empresa. Agora é seguir os conselhos e buscar uma rota de sucesso na construção de webinars. Aproveite o potencial interativo dessa ferramenta para colher bons frutos dos investimentos em marketing de conteúdo.

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