O que é webinar e como promover evento online com sucesso?

Sumário

Introdução

Bem-vindo às possibilidades do marketing digital

Antes de explicarmos o que é webinar é necessário contextualizar sobre a importância da inovação na oferta de conteúdo para o sucesso das estratégias de marketing digital.

Em um mundo cada vez mais conectado o investimento em marketing digital é uma necessidade e nenhuma empresa pode ficar de fora. A transformação digital é um caminho sem volta para atingir consumidores cada vez mais exigentes e com jornadas de compra muito fluidas, determinadas por um mundo de informações que carregam, literalmente, na palma das mãos, e têm o poder de compartilhar suas experiências e influenciar a decisão de compra de outras pessoas.

O consumidor 4.0 influencia comportamentos e, nesse contexto, o marketing de conteúdo cria protagonismo ao colaborar para o surgimento de um relacionamento entre as empresas e seus públicos, potencializando à reputação positiva das marcas. Isso é o que faz com que 71% das empresas ouvidas pela Content Trends 2017, adotem estratégias de conteúdo e que o conhecimento sobre marketing de conteúdo seja visto como básico por quase 50% delas.

As ferramentas utilizadas por essas empresas são variadas. Não há dúvida, porém, que quanto maior a interatividade, maiores são os retornos.

Em função de ser extremamente interativo, já que permite uma conversa próxima entre empresa e público, o webinar desponta e cresce sem parar na preferência das organizações.

O portal Tudo Sobre Webinar preparou essa página para que você tenha um panorama geral sobre o que é webinar e como aproveitar o formato para criar um verdadeiro motor de vendas.

Antes de falar o que é webinar

Vamos retomar o básico: para ter resultados, você deve ser estratégico

Como vimos, uma grande quantidade de empresas vêm apostando no marketing de conteúdo para aumentar sua base de leads, gerar mais negócios e conquistar uma fatia maior do mercado.

O mais impressionante é que essas organizações já investem ⅓ de todo budget de marketing na criação e divulgação de ofertas de conteúdo.

É claro, o aumento do investimento só é efetivo, ou seja, traz resultados se for parte de um movimento planejado segundo os objetivos estratégicos da empresa.

Branding awareness, aumentar audiência e envolvimento em canais proprietários, gerar e qualificar leads, fidelizar clientes ou pós-venda. Há tipos de conteúdo perfeitos para ajudar a alcançar sem fim de objetivos diferentes.

Por exemplo, se o planejamento de marketing estabelece como objetivo gerar conversa em torno da marca, não faz tanto sentido apostar no disparo de uma newsletter. Mas sim, colocar em prática um SAC 2.0 surpreendente e ativações de social mídia originais.

As possibilidades são muitas e para não errar o ideal é colocar tudo no papel, avaliar com ajuda de equipes especializadas e escolher estrategicamente os conteúdos que trarão os resultados pretendidos.

Apesar das diversas possibilidades, uma tendência deve ser observada por todas as organizações que pretendem atingir seus objetivos e ultrapassar metas com velocidade: incluir a produção de vídeos em sua estratégia de conteúdo.

Segundo a Cisco, em 2019, os vídeos corresponderão a 80% de tudo que é consumido online.

Quer acertar? Aposte nesse formato!

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a capacidade dos vídeos de converterem bons resultados, mas especialmente no Brasil é uma alternativa pouco explorada.

Sim, estamos está na hora de você descobrir o que é webinar e obter resultados ainda melhores.

O webinar alia a tendência do vídeo ao poder da interação com o consumidor, o que implica em um potencial de qualificação de leads e geração de novos negócios incomparável. Não é à toa que no segmento B2B, segundo o Content Marketing Institute e da MarketingProfs, nos Estados Unidos, 58% das marcas promovem webinars regularmente.

Mas afinal, o que é webinar?

Conheça tudo sobre o formato de conteúdo que mais converte e qualifica leads

Uma das maravilhas possibilitadas pela Internet é, sem dúvida, a possibilidade de falarmos em tempo real, com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Para isso, existem diversas aplicações que permitem a conexão entre pessoas em áudio e vídeo. Skype, Google Plus e as videochamadas de aplicativos como o WhatsApp e FaceTime são algumas possibilidades que atendem bem às conversas individuais ou de pequenos grupos.

Enquanto existem diversas alternativas para uso pessoal, essas possibilidade se afunilam quando tratamos das necessidades corporativas.

Imagine uma grande empresa farmacêutica cujo CEO decide chamar todos os representantes comerciais em diversas cidades brasileiras para compartilhar uma nova diretriz que impactará positivamente os resultados de vendas. Os custos para um evento presencial desse porte podem ser exorbitantes!

O que é Webinar - Por que realizar um webinar?

O webinar, nesse caso, pode ser uma solução eficiente e muito mais em conta.

Tecnicamente falando, um webinar é uma videoconferência web que conecta a hospedagem individual do seminário a uma audiência que estará acompanhando a transmissão ao vivo - ou pré-gravada - de qualquer lugar do mundo.

Além de ser uma ferramenta eficaz para otimizar o investimento, um webinar não deixa nada a desejar em relação a um treinamento presencial.

O CEO da farmacêutica do exemplo anterior pode apresentar slides, gráficos, vídeos, enviar materiais de apoio e estimular a participação dos representantes via chat e canais de contato.

Agora imagine que o objetivo de marketing da empresa é gerar leads qualificados para que a equipe de venda os aborde com mais efetividade. Nesse caso, o webinar é uma excelente escolha como material rico, não apenas manterá o público interessado no universo da marca, como gerará à oportunidade de preparar o lead para a levantada de mão tão cara ao departamento comercial.

Se médios e grandes players, como a Exact Sales e o HubSpot, acreditam tanto na importância do webinar, a ponto de terem salas especialmente criadas para gravação, em suas sedes, é um sinal de que convertem negócios.

Fatos sobre o uso:

1. Webinars são muito poderosos no final do processo de vendas, especialmente quando o lead está prestes a tomar a decisão (fundo do funil);

2. Um webinar bem planejado, realizado com qualidade e que emprega um bom texto economiza tempo da equipe de vendas e facilita o fechamento de negócios;

3. As versões gravadas podem aumentar exposição e audiência;

Vantagens do Webinar

Chance de conversão

Converter leads tem muito a ver com a compreensão de que seu produto ou serviço pode proporcionar a solução que eles procuram. Mostrar isso fica muito mais fácil com um webinar em que seu produto ou serviço tem essa potencialidade

Engajamento único

O índice de envolvimento dos participantes do seu webinar pode superar os 50%. Isso é muito superior ao que se alcança com redes sociais e blogposts

Processo de vendas moderno

Os compradores de hoje já pesquisaram opções e conhecem várias empresas das quais podem comprar o que procuram. No contato direto, em uma conferência virtual, você tem contato direto com as dúvidas e hesitações, mostrando,com foco em interesses específicos, porque oferece a melhor solução

Personalização

Seu contato com leads e prospects, no webinar, é um momento diferenciado e que permite singularizar a conversa. É uma ferramenta que permite filtrar perfil de público e temas, tornando a abordagem bem mais pessoal, no estilo do que gostam os consumidores atuais.

A venda, hoje em dia, é centrada no comprador. Ele está online e já conhece opções e preços. O webinar é uma ferramenta para que ele decida por você.

O webinar como parte da sua estratégia de conteúdo

Porque e como usar os seminários virtuais em cada etapa do funil de vendas

Pensar que o webinar é uma ferramenta atrativa, versátil, interativa já é um excelente motivo para que eles façam parte do mix de ações previsto no seu planejamento de marketing de conteúdo. Mas o melhor é saber que sua equipe de vendas vai ser muito melhor e mais eficaz a partir do momento que você começar a promover esses encontros virtuais.

Veja como fazer webinars integrados ao funil de vendas, para percorrer um estratégico caminho de fechamento de negócios. Se você usá-los bem o avanço dos prospects pelo funil será cada vez mais rápido e com aumento das taxas de fechamento.

Use seminários online para:

1.
Criar consciência de marca

A fase inicial do processo de vendas é o momento de chamar atenção para a sua marca ou produto. E se você acha que seria cedo para recorrer aos webinars, saiba que, de acordo com a InsideSale.com 73% dos gestores de vendas e marketing são a melhor maneira de gerar leads

2.
Educar os prospects

Você geralmente lida com uma audiência que nunca tem tempo, mas eles serão todos ouvidos se o foco for aprender a ser melhor e ter mais resultados com as atividades diárias. É a hora de falar melhores práticas e apontar tendências. Use e abuse de conteúdo rico e envolvente, apresentando estatísticas e boas histórias. E capriche na apresentação visual de toda essa informação. A principal preocupação é oferecer conteúdo valioso, mas sua empresa pode começar a aparecer como parte da solução, desde que se evite aprofundar cases e funcionalidades dos produtos.

3.
Fechar negócios

Aqui sua postura é de aquisição de clientes.Você vai estar conversando com pessoas que já sabem enfrentar um problema real, buscam uma solução e acharam que vale a pena conhecer o que você oferece. Esse é o momento de focar nos seus produtos, trazendo cases, falando de valor agregado e provando que sua solução é melhor que as outras. Agora, valem seminários ao vivo de demonstração de uso, convidar clientes para explorar estudos de caso e seções abertas de perguntas e respostas.

4.
Fidelizar e aprimorar

Os webinars também são uma excelente estratégia de fidelização, além de uma ferramenta para contínua melhoria da solução que você oferece. Algumas pesquisas, inclusive, apontam que cerca de 30% dos seminários virtuais tem foco em gerir relacionamento e retenção de clientes. O processo de onboarding e treinamento contínuo em torno de novas funcionalidades e melhores práticas são ótimos focos nessa etapa.

Use seminários online para:

O que é Webinar - Funil
Consciência

Chamar a atenção para a sua marca;

Captar audiência e prospects;

Marcar presença na cabeça do seu público-alvo.

Educação

Oferecer conteúdo educativo e de qualidade visando aprendizado;

Promover temas relacionados a tendências e boas práticas;

Disponibilizar conteúdo valioso e envolvente, sem aprofundar o seu negócio.

Fechamento

Oferecer comparativos e/ou testes mostrando as vantagens do produto/serviço;

Entregar valor perceptível ao público-alvo;

Apostar na interatividade, abrindo para o público realizar perguntas e/ou considerações.

Lealdade e retenção

Aproveitar para um onboarding super criativo e interativo;

Usar em treinamentos de novas funcionalidades, ou com foco em necessidades específicas.

Mostrar novos usos garantindo boa estratégia de upselling.

Como fazer um Webinar de sucesso

Saiba o que fazer em cada etapa e garanta uma estratégia de sucesso

Agora que você já sabe o quanto os webinars são estratégicos para a sua política de marketing de conteúdo, chegou a hora de preparar o checklist do sucesso. Saiba o que fazer em cada etapa e comemore os objetivos alcançados.

1. Preparando o terreno

Objetivo claros

Os webinars podem cumprir missões educacionais, de pós-venda, de demonstração de produto. O primeiro é saber que missão você quer cumprir

Audiência definida

Você vai ter a chance de personalizar o contato e levar em consideração necessidades específicas. Então, tenha clareza na definição do alvo e do melhor conteúdo para atingi-lo

Escolha bem título e conteúdo

Com base nos objetivos e audiência e também no potencial de busca, você vai fazer escolhas certas, O título deve ser matador!

Determine resultados e fatores de sucesso

Você deve esperar que sua audiência tenha uma determinada reação. Defina metas e formas de medir resultados

Capriche no planejamento

Estabelecendo um plano de ação que identifique necessidades internas, determine as mensagens primordiais, escolha os painelistas e a ferramenta, estabeleça o cronograma de operacionalidade técnica e preveja as ações pós-webinar junto ao time de vendas, por exemplo

Tenha Landing Page

A landing page é a ferramenta ideal para as inscrições. Ele deve ser direta e sem muitos campos, convidando a participar do webinar

Divulgue corretamente e crie expectativa

Sem uma estratégia de promoção, você não vai ter participantes, que são seu principal objetivo. Comece pela lista de convites. Em seguida, encaminhe convites por e-mail para depois, partir para as estratégias que envolvem blogs, redes sociais e os círculos de funcionários e parceiros

Tenha cronograma e monitore

Indicação principal é começar a divulgação três semanas antes do webinar, uma semana antes, envia-se um lembrete de inscrição. E, no dia anterior, um alerta de última chance. Vá monitorando as inscrições, nesse processo e mantendo relacionamento com os inscritos, inclusive reforçando a data. Seu cronograma geral de execução também deve ser acompanhado para que nada se perca. Preveja testes para garantir que tudo vai dar certo

Esteja prepadado

Faça testes e certifique-se de que toda a equipe operacional esteja adiantada. Preveja problemas e anteveja soluções. Condições técnicas de áudio e vídeo devem ser testadas até o último minuto

2. Para a hora da ação

O conteúdo é a grande chave

No planejamento, você já deve ter tido atenção a pontos fundamentais como horário, tempo de duração. Aposte no conteúdo que planejou e pensa nas melhores abordagens para ele, tendo em vista sua audiência

Pratique interatividade

É fundamental que você não fale sozinho. Interaja com os inscritos, provoque reações e perguntas

Observe os participantes

Seu olhar para o que seu público faz deve ser atento. Observe para estudar possíveis mudanças de percurso que precisem acontecer ao vivo

Preste atenção às questões logísticas e técnicas

Durante a execução do seminário ao vivo, é preciso ter um olho acompanhando de o desenrolar da parte técnica está tranquilo, Caso contrário, você já apela para as saídas planejadas

3. E o que vem depois?

Agradeça e acompanhe a audiência

Crie conteúdo de agradecimento e monitore os participantes do seu webinar, visando construir relacionamento

Analise métricas e resultados

Lá no planejamento, você teve em vista objetivos e indicadores de sucesso, é a hora de avaliar se foi possível alcançar o que pretendia

Tenha estratégias de aproveitamento

Você pode gravar seu webinar e oferecer sob demanda, usar trechos em redes sociais, criar e-books e outros materiais a partir dele. Enfim, faça com que o seminário renda novos conteúdos e baseie outros relacionamentos

O que é Webinar - Dicas

Com os webinars você explora a tendência cada vez mais presente dos vídeos, com a chance de gerar interatividade e personalizar o contato com seu público. É muito mais vantagem para o seu processo de vendas, potencializando a geração de leads e seu percurso pelo funil de vendas.

E com boa divulgação, preparação e cuidado com os detalhes técnicos, conteúdo de qualidade e boas estratégias de follow up e relacionamento com quem participa das sua webconferência online, você só vai colher ganhos à boa reputação da sua marca.

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