promover webinar

Qual a ferramenta certa para promover webinar?

O fato de os webinars serem uma estratégia eficiente para as diferentes etapas do funil de vendas, permitindo formatos e usos adequados desde a atração de leads até a retenção de clientes, é um dos fatores determinantes para seu uso crescente. Uma boa dimensão dessa aplicabilidade vêm com a edição de 2018 da State of Video Marketing, apontando que os seminários online são utilizados por mais da metade dos profissionais de marketing consultados.

Se sua empresa quer embarcar na onda dos seminários online ou já os realiza e pensa em aproveitar ainda melhor essa potencialidade, um dos pontos fundamentais é optar pela ferramenta certa para promover webinar. Por isso, a gente decidiu dar uma força e falar um pouco sobre como escolher o suporte mais adequado e ter sucesso garantido. Vamos lá!

Critérios fundamentais na hora da escolha

Quem acompanha nossos conteúdos sabe que um bom webinar vai bem além dos importantes passos que envolvem definir uma temática válida, preparar uma boa abordagem, criar e divulgar o link de inscrição. É fundamental contar com o suporte específico de ferramentas que garantam qualidade em áudio e vídeo e agreguem funcionalidades para melhor interação entre palestrantes e participantes .

O mercado oferece diferentes opções gratuitas e pagas para a transmissão de webinars e um dos pontos de partida, para você optar por qual usará é, sem dúvida, entender quais os objetivos e necessidades do seu evento. Por exemplo:

  • Qual é objetivo do webinar?
  • Pretendo apenas informar minha audiência ou quero nutrí-la após o webinar?
  • Meu webinar precisará de uma plataforma que permita interação com os espectadores?
  • Quais as métricas que precisarei analisar após o webinar?

A partir daí, você terá claro quais recursos específicos precisa encontrar na ferramenta a usar, viabilizando o resultado esperado. Prestando atenção nesses pontos e em quanto cada um deles é importante para o caso específico do seu seminário, você vai garantir  excelentes resultados.

O cardápio de opções para promover webinar

Confira algumas das principais ferramentas disponíveis para a promoção de webinars com os melhores resultados.

Youtube: é uma possibilidade gratuita, oferecendo o Hangouts On Air, que permite ter até 10 pessoas atuando como palestrantes e um número ilimitado de participantes. O tempo de disponibilidade para os eventos é de 8 horas e o vídeo gravado é viabilizado automaticamente, finalizada a transmissão. Algumas desvantagens são a indisponibilidade de um sistema de chat, com a interação se restringindo aos comentários da plataforma e o acesso aberto, que inviabiliza segmentação de audiência.

Google Hangout: também é gratuito e tem interface intuitiva, com duas opções de uso para webinars, o Hangouts Air e o Hangouts on Video. É possível, além de transmitir, gravar e compartilhar o seminário em outras plataformas. O serviço é atrelado ao Google +, o que dificulta tanto a segmentação de acesso, como as ações de envio de convites e disparos de e-mails de lembrete, por exemplo. O chat não é muito claro, trazendo prejuízos à interação com a audiência.

Plataformas específicas: quando o objetivo é contar com um conjunto mais completo de funcionalidades, o melhor é escolher as ferramentas específicas. Elas são pagas, mas permitem promover um seminário online bem mais dinâmico e interativo, com as vantagens de segmentar o público e aprofundar análise de resultados e ações vinculadas ao funil de vendas.

Motivos para escolher o GoToWebinar

No conjunto dessas ferramentas específicas, o GoToWebinar é ranqueada dentre as tops pelos principais sites de avaliação do mercado de seminários online. Os principais critérios levados em consideração, para a definição das melhores plataformas, incluem quesitos como qualidade da transmissão, número de usuários comportados e o conjunto de funcionalidades associadas para interação e integração de campanhas de marketing.

Principais vantagens

  • O GoToWebinar é uma ferramenta líder de mercado, segundo a Gertner;
  • É possível hospedar até 2000 participantes, sem queda de áudio e vídeo;
  • Também são permitidos até seis apresentadores;
  • A incorporação de funcionalidades como automação de e-mail marketing, integração de CRM e personalização de marca, com lembretes por e-mail e SMS, garantem uma solução completa;
  • Os recursos completos de chat e enquetes e as funcionalidades de pesquisa proporcionam a melhor experiência de engajamento;
  • Permite a pré-gravação de eventos agendados. Na prática, você pode gravar webinars e apresentá-los com a mesma dinâmica e recursos interativos dos seminários ao vivo;
  • É uma ferramenta de uso dinâmico, adaptada à web, Android e iOS.

Conheça melhor o GoToWebinar e aproveite todas essas possibilidades!

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