treinamento online para funcionários

Treinamento Online para Funcionários: aumente o engajamento da equipe

Há diversas maneiras de oferecer treinamento online para funcionários. Você pode desde investir em educação formal à distância, até explorar o potencial dos webinars. O segredo está em manter a equipe engajada – especialmente em se tratando de assuntos mais técnicos, que precisam de atenção redobrada para serem internalizados.

O interessante de webinars e capacitações que são feitas através de vídeos em geral, é que eles permitem um tipo de interação extremamente importante no processo de aprendizagem: uma troca em tempo real.

Quando utilizam transmissões ao vivo, o treinamento online para funcionários permite que os participantes tirem dúvidas, deem dicas e troquem informações através de enquetes, chats e outros apelos à ação, como o contato direto com o professor responsável, por exemplo.

A ampla utilização de smartphones e tablets também contribui positivamente para programas de capacitação por vídeos, uma vez que a preferência dos usuários por este formato tem sido maior através dos próprios dispositivos móveis. Sem falar na flexibilidade de acesso, já que podem escolher o momento em que irão assistir ao treinamento de acordo com o que for mais adequado à agenda profissional.

Acontece que webinars só são realmente um sucesso no treinamento online para funcionários quando não apenas transmitem o conteúdo de maneira clara, mas principalmente conseguem engajar os usuários.

É justamente sobre isso que falaremos a seguir.

Dicas de como aumentar o engajamento no treinamento online para funcionários

Engajar pessoas durante o treinamento online de funcionários não é só fazer com que respondam a uma enquete durante a transmissão. Vai muito, muito além disso.

A começar pelo conteúdo, que deve ser relevante para aquele público. Materiais rasos, que dizem mais do mesmo e não trazem informações novas para os participantes se tornam monótonos. Consequentemente, o engajamento diminui e você corre o risco até mesmo de perder o interesse dos colaboradores para sempre.

Entenda quais são as necessidades do seu público e monte um cronograma em cima dessas informações. Quais são as dores das suas pessoas e como elas podem ser resolvidas? Entregue valor através dos seus vídeos de treinamento. Resolva problema, aprofunde temas, ofereça diferenciais.

Depois, encoraje a participação dos funcionários. Lembre-se: um treinamento online não é um monólogo. É uma conferência que fica mais rica quando o engajamento acontece. Portanto, dê espaço para que essa troca ocorra.

Faça pesquisas durante a transmissão, incite respostas, deixe um período liberado para sanar dúvidas, estimule o diálogo e a colaboração.

Crie, de fato, uma conexão com as pessoas. Use a webcam, uma vez que a imagem em vídeo reforça o sentimento de proximidade. Fique de olho no chat durante a transmissão, para que ninguém fique sem resposta. Além disso, tente sempre chamar as pessoas pelo nome e dar exemplos práticos, para que consigam aplicá-los em atividades do dia a dia profissional.

Por fim, não exagere no tempo – especialmente se o treinamento for ao vivo. A duração média de um webinar de capacitação é de 45 minutos a uma hora. Planeje-se para que o conteúdo seja transmitido com qualidade durante este período, já considerando uma janela para interação com os usuários.

Ao final da transmissão, disponibilize o conteúdo gravado para consulta posterior. Vale, ainda, deixar um call-to-action para algum material rico complementar ao assunto que foi tratado na aula.

Engajar tem muito a ver com a personalização do atendimento. Na dúvida, não generalize. Afinal, você está falando com pessoas que têm necessidades específicas, que estão muito longe de ser apenas um número. Conheça sua audiência antes de mais nada. Quem são? O que buscam? Qual é o nível de maturidade no assunto? Como você consegue solucionar essas questões?

Só assim você conseguirá oferecer um treinamento online de qualidade para seus profissionais e, de quebra, ainda otimizar as entregas da organização.

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