Webinar ao vivo: como se preparar

Quando assistimos a um show daquele nosso artista favorito, passamos por uma emoção sem igual, não é mesmo? Ficamos totalmente cativados pelo conteúdo que está sendo transmitido. O mesmo acontece com os webinars de sucesso ao vivo. O momento de agregar pessoas numa conferência online transmitida simultaneamente à sua fala cria um espaço que desperta mais interesse e direciona a atenção da audiência. É uma situação que precisa ser bem aproveitada para gerar os resultados pretendidos.

Por isso, vale muita atenção e dedicação para evitar problemas, dispersão e até mesmo a falta de segurança e confiabilidade que sua marca vai despertar se ocorrerem determinados deslizes. Acompanhe nosso post e fique por dentro de como garantir um webinar ao vivo de sucesso.

Padronize a apresentação

Criar um modelo de apresentação é uma estratégia que facilita a padronização dos seus webinars e de quebra otimiza o tempo e trabalho dos designers. Na hora de desenvolver esse padrão, lembre de solicitar opções que se adaptem a diferentes formatos e tipos de conteúdos.

Assim você poderá brincar com gráficos, imagens e vídeos, escolhendo as opções que melhor se adequem ao conteúdo que será apresentado. Outras dicas válidas são aproveitar os slides base para divulgar os perfis de redes sociais e as logos de parceiros, nos casos de webinars em co-produção.

Alinhe formatos e adeque conteúdos

Com a avaliação dos webinars que você já transmitiu, você tem excelentes feedbacks. Teste diferentes formatos, analisando os que geram mais leads e receita. A partir daí, invista naqueles mais alinhados à sua estratégia de marketing e com melhor taxa de retorno. O mesmo vale para os conteúdos. Busque as informações que mais impactam sua audiência. E não é preciso reinventar a roda sempre. Aproveite bons estratos de textos, imagens e outros estilos de materiais. Sempre é possível trazê-los com novos contornos. Outros materiais que você já tenha produzido, como eBooks, entrevistas, geram bons insights a agregar.

Inscritos e interatividade são fundamentais no webinar ao vivo

Divulgue seu seminário virtual ao vivo e garanta boa quantidade de inscritos. Isso é o que “dá gás” e ritmo à sua apresentação. É importante também que você planeje formas de gerar bastante interatividade. Provoque perguntas, gere reação da audiência.

Em paralelo, também é fundamental se cercar de referências ricas, que permitam dar boas respostas. Isso é o que agrega valor ao seu webinar, garantindo participantes atentos e interessados

As questões técnicas precisam de atenção

Além da opção por um bom provedor de internet, é fundamental garantir boas condições técnicas para ter operacionalidade e angariar a atenção da audiência. Usar dois monitores é uma medida que facilita a sua condução e a interatividade com os participantes.

Também é preciso garantir que programas não essenciais para o evento estejam desativados durante a apresentação, bem como janelas de alerta e pop-up, que atrapalham o webinar. As condições de áudio também precisam ser de qualidade para tornar sua conferência agradável.

Prepare-se, inclusive para os imprevistos

Realize testes para garantir uma boa operacionalidade técnica antes de ir ao vivo. Todos os envolvidos, sejam eles parte do seu time de suporte ou painelistas parceiros, todos devem estar preparados com antecedência. É uma forma de ter tranquilidade para um excelente desempenho em um evento realizado com êxito.

Imprevistos sempre podem acontecer, mas você pode ter planos de fuga. Procure antecipar possíveis problemas, tomar medidas preventivas e definir estratégias de como contorná-los. Algumas medidas, nesse sentido, passam por ter back up da apresentação, ter outro moderador principal e os contatos de todos os painelistas em mãos para reestabelecer conexão, se necessário.

Humor na medida

Usar o humor, desde que de forma bem dosada e inteligente, faz seu webinar ao vivo mais envolvente, envolvente, empolgante e atrativo. É uma técnica que gera confiança e pode aumentar a coesão do grupo, tornando bem mais fluido o desenrolar do evento.

Mas vale a pena seguir alguns conselhos: não use palavrões, não seja sarcástico ou ofensivo, evitando referências políticas ou a grupos específicos. O caminho é aproveitar, de forma perspicaz, deixas do próprio conteúdo e evitar referências pontuais ou clichê, que datam suas piadas e as tornam desinteressantes.

Anote essas dicas, prepare um bom roteiro de execução e seu alvo vai ser certeiro com o investimento em webinars ao vivo. Eles são uma ferramenta e tanto para agregar confiança e referência à sua estratégia de marketing. E de quebra você estabelece uma importante conexão de relacionamento com seus públicos de interesse.

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