webinar gratuito

Como transformar webinar gratuito em fonte de aquisição de clientes

O video marketing é apontado como uma das principais tendências dos próximos anos e vem sendo utilizado, conforme a State of Video Marketing 2017, por 81% das empresas. A pesquisa também demonstra que 81% das pessoas são convencidas a comprar depois de assistir a um vídeo.

Ou seja, o vídeo como ferramenta de vendas vêm se mostrando cada vez mais eficaz na aquisição de clientes. Além disso, esse formato de conteúdo pode assumir diversas variações, incluindo os seminários online, mais conhecidos como webinars.

A State Vídeo Marketing constatou que 87% dos profissionais que aplicam webinar nas suas estratégias de marketing digital têm resultados de sucesso. Esses são ótimos indícios de que oferecer webinar gratuito é um excelente método de aquisição de clientes.

Nesse post, vamos tratar dos benefícios em aderir aos seminários virtuais e de pontos importantes para acertar a mão em realizá-los. Vamos lá!

Webinar gratuito é ferramenta dos tempos 4.0

Falar da chamada Indústria 4.0 é pensar no impacto que a internet e a tecnologia como um todo trazem aos processos produtivos e ao relacionamento com o cliente. As marcas precisam agregar valor e criar vínculo com o consumidor, migrando seus esforços de marketing e vendas para o universo digital, como bem pontua o conceito de Marketing 4.0.

Com a mudança nos hábitos de consumo, as empresas precisaram se transformar. Se antes uma marca estava limitada às mídias offline para a promoção de seus produtos e serviços, hoje existe uma extensa gama de possibilidades no mundo digital, que tangem desde o investimento em redes sociais, até a promoção de webinars.

Nesse sentido, os seminários online tornaram-se ótimas formas de solidificar liderança e autoridade de mercado. Como consequência, a empresa maiores chances de uma boa performance de vendas.

De acordo com a Wyzowl, 82% das empresas analisadas garantem que os vídeos são uma parte fundamental da estratégia e confiam nesse formato para obter boas taxas de ROI.

Objetivos claros e produção na medida

Ou seja, uma política de realização de webinar gratuito precisa ter uma meta bem pontuada e com instrumentos definidos de monitoramento. Seu objetivo pode ser geração de oportunidades ou leads, aumento de receita, atingir um determinado número de inscritos ou participantes. O importante é que esteja claro o que você quer atingir com a estratégia de seminários on-line e na realização de cada um deles. É importante também se ater a algumas estatísticas antes de realizar seu webinar.

No caso da meta a perseguir em cada webinar específico, leve em conta como ele se situa na sua estratégia e em qual etapa do funil se encaixa, para adequar o tema, conteúdo e abordagem de cada seminário online. Outro ponto fundamental é planejamento. O ideal é ter em vista um norte de um ano e planejar os webinars grátis dos próximos 3 ou 6 meses.

E isso deve necessariamente levar em conta sua capacidade produtiva. Mapeie com exatidão o tempo e os recursos que serão necessários para o webinar na prática. Não vai adiantar, por exemplo, promover um seminário on-line por semana se sua equipe de vendas não tiver como acompanhar o ritmo de oportunidades geradas por eles.

O caminho para adquirir clientes com webinar gratuito

Na estratégia de tornar o investimento em webinar uma fonte de aquisição de clientes, vale a pena ter em conta, também, essas dicas primordiais:

  • Pense sempre em tópicos alinhados ao seu objetivo e relevantes para o público que busca atingir;
  • Prepare-se para o webinar ao vivo;
  • Levante os tópicos de interesse de quem participa dos seus webinars para garantir engajamento;
  • Tenha um plano de produção com cronograma e alertas para o andamento das atividades previstas;
  • A campanha de divulgação precisa ser bem coordenada e massiva. Use e-mail marketing, mídias sociais, anuncie no seu site e envolva parceiros e influenciadores;
  • Sua landing page deve estar pronta um mês antes do evento;
  • Durante o seu seminário, preocupe-se com a qualidade do conteúdo, sempre tendo em mente a meta a atingir;
  • É crucial enviar e-mail de agradecimento aos participantes e fazer pesquisa pós-evento, para avaliar o seminário e dimensionar o alcance do objetivo. No mesmo sentido, devem ser acompanhadas as métricas planejadas para cada seminário;
  • A potencialidade de novos negócios depende de um time de vendas bem alinhado à estratégia do webinar gratuito. Seus representantes devem receber, logo, um relatório de leads quentes e precisam ser apoiados pelo marketing no trabalho de longo prazo envolvido nessa geração de oportunidades.
  • E como último conselho, por falar em ciclo de nutrição de leads, use seus webinars sob demanda como instrumento de captação e atribuição de leads, colaborando para que eles percorram o funil de vendas e fechem negócio com a sua empresa.

Com todas essas dicas em mente, transformar webinar gratuito em fonte de aquisição de clientes é uma ótima forma de garantir vendas mais expressivas com melhores taxas de ROI. Confira os principais desafios para criar um webinar de sucesso.

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