webinar para treinar equipes

Como usar webinar para treinar equipes de forma mais fácil e assertiva

Vamos imaginar a seguinte situação: seu time é composto por profissionais especializados, está acostumado a cumprir as tarefas do dia a dia e entrega o planejado. Mas o que acontece quando o mercado exige uma guinada brusca nas estratégias? Nessas horas, considerar a tecnologia como aliada é uma das maneiras mais inteligentes de evitar falhas e garantir resultados mais assertivos. Você já pensou em usar webinar para treinar equipes?

Bem, se a ideia geral é investir em capacitações para formar equipes multidisciplinares, sem furar o orçamento da empresa, a implementação de novos formatos de ensino pode ser exatamente o que você precisa.

São vários os benefícios obtidos quando a organização enxerga novas possibilidades em webinar para treinar equipes. Alguns dos principais incluem:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Respostas rápidas;
  • Relatórios de participação/engajamento ao vivo;
  • Espírito data-driven;
  • Atualizações constantes;
  • Transparência em processos e comunicações;
  • Aumento da produtividade;
  • Times enxutos e multidisciplinares;
  • Flexibilidade de locais e horários;
  • Menores índices de turnover;
  • Diferencial competitivo.

Acredite, a lista poderia continuar. Mas como nosso intuito aqui é oferecer informações suficientes para sanar todas as suas dúvidas sobre como é possível investir em webinar para treinar equipes, sem complicações, dividimos este conteúdo em tópicos distintos.

Prepare-se para descobrir mais sobre: as vantagens dos vídeos sobre outras plataformas; a economia obtida com treinamentos online; as principais justificativas para adotar o método; como a tecnologia é capaz de melhorar a qualidade das capacitações; e a potencialização da interatividade entre os profissionais envolvidos.

Webinar para treinar equipes: vídeos e suas vantagens

Dependendo do ano em que você nasceu, talvez se lembre dos momentos em sala de aula quando professores pediam para apagar as luzes. Era hora de aprender com o retroprojetor. O recurso foi bom enquanto durou – e não foi muito.

Com a ascensão dos computadores, as projeções sobre paredes ou quadros brancos se transformaram em apresentações no formato PowerPoint. Slides digitais, por assim dizer. O responsável colocava nas páginas algumas informações relevantes e, durante uma reunião ou evento presenciais, tomava-as por base para aprofundar o assunto.

Porém, os avanços tecnológicos trouxeram ferramentas ainda melhores: os vídeos.

Eles estão por tudo, podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, têm um quê a mais de pessoalidade, proporcionam consumo imediato e simples, engajamento em tempo real e ainda vencem barreiras de localização e fuso horário.

Em outras palavras, usar webinar para treinar equipes se tornou muito mais prático nos dias atuais – especialmente quando colaboradores estão espalhados por diversas filiais e gestores têm agendas complicadas demais para perder tempo com deslocamento.

APRESENTAÇÕES NO ESTILO POWERPOINT

TRANSMISSÕES EM VÍDEO COMO WEBINARS

Apresentador precisa estar presente em todas as ocasiões.

Upload em plataformas de streaming ou sites especializados em EAD.

Baixo custo de produção.

Custo de produção depende do planejamento da empresa (pode ser de baixo a moderado).

Custos com deslocamento, alimentação e hospedagem.

Sem custos de deslocamento, alimentação e hospedagem, uma vez que as filmagens ou transmissões ao vivo podem ser realizadas na própria empresa.

Edições e alterações são feitas facilmente, o que pode ser um facilitador mediante a necessidade de correção de informações, mas também comprometem o padrão de qualidade

Edições e alterações são controladas, porém garantem o mesmo padrão de qualidade e estilos de comunicação em todos os treinamentos.

Torna-se impessoal em acessos posteriores.

Nunca perde o sentimento de proximidade.

Não queremos dizimar os slides, ainda tão úteis para diversos propósitos empresariais. No entanto, em se tratando de treinamentos de equipes, é preciso traçar estratégias mais assertivas e que estejam de acordo com as principais tendências do mercado atual.

Webinars: uma ótima relação de custo-benefício

Dinheiro não é brincadeira. Ainda mais com tanta competitividade por aí. Acontece que a adoção de webinars para treinar equipes não é apenas financeira. Quando a organização passa a utilizar recursos como vídeo-aulas, webconferências, transmissões ao vivo e ambientes virtuais de aprendizagem para capacitar colaboradores, a relação de custo-benefício ultrapassa a conta bancária.

É uma economia que surge rápido e se apresenta de várias maneiras: no saldo da conta, na carga horária, no tempo gasto com deslocamentos, na impressão de materiais, na reserva de auditórios, na locação de equipamentos e até nos coffee-breaks para os presentes.

Quando a presença física não é mais obrigatória, um mundo de novas possibilidades se apresenta à organização.

Pense que, com a implementação de webinars, não existem barreiras de alcance. A abrangência é global. Mesmo uma multinacional consegue oferecer o mesmo programa de capacitação para todos os seus funcionários, independentemente de quantos são ou onde estão.

Aulas podem ser acessadas posteriormente, sempre que uma dúvida surgir. O interessante é que a tecnologia torna conteúdos mais atrativos, pois adota estilos distintos. Uma conferência online pode ser composta por imagens, gráficos, sons, exercícios em tempo real, simulações, desenhos e muitos outros formatos, facilitando o processo de aprendizagem.

Além disso, vídeos proporcionam divulgação rápida da informação, mas sempre sob o devido controle. Uma vez que certos dados ou estratégias podem ser confidenciais, o acesso ao material é permitido somente a pessoas autorizadas.

Tudo bem, mas será que webinars são mesmo apropriados para todas as áreas da minha empresa?

Essa é a pergunta que você deve estar fazendo agora. Você deve, também, estar imaginando como a equipe de vendas pode se beneficiar através de capacitações por vídeo. É justamente este o nosso próximo tópico!

Como usar webinar para treinar minha equipe

Agora que você já sabe que é possível treinar equipes inteiras sem precisar se deslocar ou investir em uma estrutura especial para o processo de ensino-aprendizagem, chegou a hora de aprofundar um pouco o assunto e falar sobre a utilização de webinars para capacitar seus times.

Existem alguns passos básicos segundo o GoToWebinar que podem evitar que as coisas não saiam conforme o planejado. Para garantir que webinars tenham a pegada certa para transformar a realidade dos seus profissionais de vendas, confira as dicas abaixo:

Escolha a plataforma mais adequada

Um treinamento de respeito não tem só a ver com o conteúdo abordado ou o carisma da pessoa responsável por passar conhecimento adiante. Quando falamos sobre ensinamento por vídeo, é extremamente importante que a plataforma de aprendizagem seja simples, inteligente e interativa para o seu público.

As melhores opções do mercado possuem funcionalidades básicas, porém indispensáveis para um bom engajamento entre os usuários. Observe a qualidade de áudio e vídeo, bem como do serviço de atendimento ao cliente. E, já que o intuito é proporcionar a troca de experiências, recursos como compartilhamento de arquivos, acesso irrestrito ao conteúdo gravado, espaços para discussões e bate-papos, além de enquetes e momentos para tirar dúvidas ao vivo são ótimos aliados durante uma transmissão.

Tenha um plano de ação

Para que um treinamento atinja os objetivos, todos os envolvidos precisam estar cientes sobre os resultados esperados e as vantagens que terão com a capacitação. Por que devo investir esse tempo assistindo a um vídeo?.

Monte um plano de ação, um passo-a-passo do que deve ser feito até que a equipe esteja devidamente preparada para encarar a próxima fase. Como serão as aulas? Quais serão os tópicos abordados? Quanto tempo terá cada vídeo? E quanto aos materiais de apoio? A transmissão será ao vivo ou gravada? Quem será o especialista escolhido para transmitir todo esse conhecimento? Existe um espaço para perguntas? Farão testes, certificados, premiações?

O GoToWebinar, por exemplo, cria desde o formulário de inscrição, até a emissão do certificado.

Planejamento, organização e foco são parte de qualquer processo bem-executado. Atente-se a isso!

Humanize a transmissão

Ao elaborar um webinar para treinar equipes, tenha em mente que a falta de presença física pode se tornar um desafio. Seus treinamentos serão ministrados para muitas pessoas, em grande escala. É preciso dominar a arte da criatividade para não deixar as aulas monótonas, desinteressantes.

Para manter os profissionais engajados e interessados sobre o conteúdo abordado, tente tornar as coisas mais humanas, mais verdadeiras. Utilize exemplos da vida real, apresente cenários que são familiares ao seu público, ofereça soluções para problemas habituais. Estude a realidade da organização. Quais são as principais dores da equipe de vendas e como essas dores podem ser solucionadas?

Entenda as dificuldades, busque soluções práticas e mostre como é possível aplicá-las no ambiente corporativo.

Por fim, encoraje a participação dos presentes. Plataformas inteligentes para realização de webinars realizam disparos de emails automáticos lembrando os participantes do treinamento!

E essa é uma dica tanto para os times de vendas, como para quaisquer outras pessoas interessadas em aprender mais sobre um conteúdo disponibilizado por você.

Webinars organizados para o treinamento de equipes não são monólogos, são oportunidades de aprender, trocar e interagir. São vias de mão dupla. Uma audiência participativa enriquece a transmissão. Considere esse estímulo ao planejar uma capacitação online.

Na dúvida, pense em como seria o webinar perfeito para você.

Desenrole seus planos a partir daí e, sempre que precisar de uma ajudinha extra, conte com a gente!

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